consultoria

Auditorias e Análises Financeiras

Encontrando-se voltada fortemente para o mercado angolano, no apoio e consultoria às empresas, com a crescente revolução fiscal em Angola nestes últimos anos em matéria de disciplina fiscal, verificou-se uma crescente necessidade da certificação das contas das empresas, sejam elas entidades publicas ou privadas.

Embora tenha crescido a taxa de adesão aos softwares automatizados e certificados para a faturação e contabilidade, é certo também que a falta de experiência nesta área e de alguma falta formação dos intervenientes ainda é notória, sobressaindo assim essa necessidade da figura do auditor financeiro para a certificação das contas do exercício.

Due Diligence

As due-diligences são cada vez mais hoje em dia uma ferramenta necessária sendo o principal motivo o acesso a informações concretas sobre a situação do negócio a ser adquirido, o que dá fundamento para uma decisão assertiva.

O processo também é importante para mensurar oportunidades e riscos, bem como expor erros nas operações e fraude dentro de uma empresa.

Portanto, a partir da Due-Diligence, temos em mãos as informações necessárias para verificar a viabilidade do investimento e conferir se ele se encontra de acordo com os critérios de aquisição ou investimento.

Due-Diligence é o processo de diligência prévia que envolve o estudo, a análise e a avaliação detalhada das informações de uma empresa alvo de negociação

Esse procedimento é específico para cada empresa, principalmente com relação à sua dimensão, e engloba questões de ordem financeira, contabilística, fiscal e jurídica

Dessa forma, é possível analisar a oportunidade de negócio, bem como o risco inerente a potenciais operações.

Embora já existam ferramentas informáticas que nos permitam hoje em dia poder aceder de forma célere a uma conjunto diverso de informação que auxiliam os especialistas financeiros a analisar os dados compilados e fazer uma avaliação breve de uma empresa, identificando assim os riscos e podendo com um mínimo detalhe fazer uma breve caracterização da empresa alvo do estudo.

Para qualquer operação que envolva maiores riscos como transações comerciais avultadas, transferência de ativos, aquisição de participações numa sociedade, compra de imóveis, participação em projectos, etc, são tudo situações que envolvem riscos e que devem devem ser avaliados por meio de processos de due-diligence mais completos para ajudar no processo de tomada de decisão.

Estes processos sendo mais complexos, levam mais tempo pois haverá sempre a necessidade de juntar e analisar informação “no terreno”, que especialistas utilizando check list modelados para cada empresa e situação concreta, será devidamente preenchido para avaliação e report final ao cliente.

Avaliação de Investimentos e Planos de Negócios

Para a análise da viabilidade económica de um projeto, a elaboração de um plano de negócios é uma peça fundamental em qualquer empresa. Trata-se de uma ferramenta que deve ajudar o promotor a compreender todos os impactos do seu projeto/ futuro negócio, definindo objetivos estratégicos e operacionais, com vista ao desenvolvimento do projeto no curto, médio e longo prazo.

Pode funcionar também como um apoio para apresentação da empresa a outras partes interessadas, como parceiros de negócio ou investidores.